
Houve um tempo, antes do avanço da engenharia em que os equipamentos eram movidos somente por correias, cabos, engrenagens e peças moveis, um sistema rude, mas adequado para época, com a necessidade de ciclos de trabalhos mais rápidos, mais precisos, mais econômicos, e principalmente mais confiáveis, passou-se a utilizar sistemas hidráulicos para realização dos movimentos destes equipamentos.

O que é o sistema hidráulico?
Um sistema hidráulico é definido por um conjunto fechado que pode conter: reservatório, bomba, válvulas de controle, cilindros, motores hidráulicos, mangueiras e tubulações, e tem a finalidade de transformar movimento hidráulicos em movimentos mecânicos, agregando força , agilidade e precisão. Para obter o melhor rendimento e vida útil dos sistemas hidráulicos, devem ser realizadas as manutenções preventivas do equipamento, como já falamos anteriormente. Também podemos realizar algumas verificações diárias, que podem prevenir quebras inesperadas e custos elevados, confira abaixo algumas dicas para prolongar a vida dos sistemas hidráulicos dos seus equipamentos:
✓ Verifique diariamente a presença de vazamentos, sane o mais breve possível;
✓ Verifique o sistema de arrefecimento do sistema hidráulico, altas temperaturas degradam óleo, reduzindo a lubrificação das peças móveis;
✓ Caso seja necessário completar o óleo hidráulico, utilize o óleo recomendado, evite misturar diferentes marcas, observe a condição de reabastecimento quanto a limpeza do bocal, a fim de evitar a entrada de impurezas.
✓ Caso seja necessário a substituição de mangueiras, faça uma limpeza interna antes da instalação, a fim de evitar resíduos - existem vários orifícios calibrados nas válvulas e comandos hidráulicos, que podem ter seu funcionamento comprometido.
✓ Observe as hastes dos cilindros e a condição dos anéis raspadores, uma haste riscada e um deposito de impurezas para o sistema hidráulico, que é transportado para dentro a cada ciclo.
✓ Verifique a condição do respiro do tanque hidráulico, deve estar limpo, sem a presença de vazamentos.
✓ Verifique o aperto das braçadeiras de admissão de óleo, para bomba hidráulica, uma possível entrada de ar pode desgastar uma bomba pelo processo de cavitação.
✓ Solicite ao distribuidor que realize a coleta de amostra do óleo para testes em laboratório, para acompanhar a "saúde" do sistema hidráulico, e ainda programar paradas preditivas e evitando custos elevados.
✓ Realize as manutenções preventivas com assistência técnica autorizada, e itens genuínos, solicite testes completos de pressão e vazão.

Se tiver dúvidas sobre o sistema hidráulico de sua máquina, entre em contato com a nossa equipe especializada. A JMalucelli está sempre pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!