WhatsApp: (41) 99189-1079 E-mail: relacionamentocliente@forzajmalucelli.com.br Telefones: 0800 643 5522 (PR) / 0800 000 3702 (SC) / 0800 000 3703 (RS)

Dicas para armazenamento de máquinas e implementos

Dicas para armazenamento de máquinas e implementos

Quem possui uma máquina ou uma frota de equipamentos sempre imagina todas em pleno funcionamento e atividade, correto? Mas como algumas épocas do ano – principalmente as entressafras no agronegócio – possuem algumas sazonalidades e peculiaridades, o uso de máquinas pode acabar sendo levemente reduzido em algumas situações. Por isso, algumas máquinas ou implementos podem ficar ociosos por semanas ou meses, e é sobre isso que viemos falar hoje.

Máquinas pesadas, assim como veículos, são feitos para uso constante, e sua ociosidade longa pode trazer algumas consequências, caso não seja tratada da maneira correta. O armazenamento ideal é a chave para que suas máquinas e implementos estejam exatamente do jeito que você precisa utilizá-los, mesmo após muito tempo parados.

Separamos, aqui, algumas dicas simples para que sua máquina seja armazenada da maneira correta!


1. Armazene em local coberto

As intempéries são fortes responsáveis pelo desgaste de determinados componentes, como pneus, estofados, até mesmo a pintura da máquina. O mais indicado é armazená-la em local coberto, como uma garagem ou barracão. Caso você não tenha nenhuma dessas opções, uma boa sugestão pode ser cobri-la com uma lona.


2. Evite alta umidade

A umidade é um item que pode afetar diretamente a durabilidade e a performance de algumas peças, como rolamentos, articulações e outras áreas que demandam lubrificação constante. Aliás, reforçar a lubrificação destas áreas antes de armazenar as máquinas é uma boa ideia, mas sempre utilizando graxas e óleos indicados para cada peça. Limpe os acessórios e implementos removendo restos de insumos e outros materiais que ficaram presos à máquina e aguarde a secagem total da máquina antes de guardá-la. Umidade em níveis acima de 65% podem ser prejudiciais, então monitore regularmente.


3. Óleos somente onde é necessário

Muitos donos de máquinas possuem o hábito de pulverizar óleo sobre o motor e outras partes para evitar a ação da umidade, mas isso pode acabar custando caro, principalmente se aplicado em mangueiras e componentes de borracha. Isso porque o óleo resseca precocemente estes materiais, que por vezes precisam ser substituídos.


4. Mantenha os pneus calibrados

Uma máquina pesada exige grandes pneus, que são constantemente exigidos pelo seu grande peso. É natural, também que os pneus murchem um pouco em longos períodos de inatividade, por isso, mantenha-os sempre bem calibrados para evitar problemas.


5. Procure movimentar a máquina esporadicamente

Ainda falando sobre pneus: assim como em veículos menores, os pneus de máquinas agrícolas podem sofrer deformação se parados por muito tempo em uma única posição. Outras partes também sofrem os efeitos da alta ociosidade, como o motor, bateria e outras partes móveis. O mais indicado é ligar a máquina e movimentá-la de tempos em tempos – semanalmente, se possível –, a fim de manter o interior do motor lubrificado, a bateria recarregada e evitar a deformação dos pneus.

Seguindo estas dicas, a vida útil de sua máquina será preservada e você evitará problemas quando voltar a utilizá-las ao máximo!


Se precisar de manutenção ou serviços, pode contar com o suporte da JMalucelli Equipamentos. Clique aqui e saiba mais!

Até a próxima!


Tags: Dicas para armazenamento máquinas implementos Dicas
Navegue em formato retrato