
Com a chegada do inverno é importante dar uma atenção especial aos cuidados com seus equipamentos. Muita gente não se dá conta, mas as baixas temperaturas e alterações na umidade podem oferecer riscos para os componentes da máquina e alguns cuidados acabam fazendo toda a diferença.
Por isso, a JMalucelli trouxe algumas dicas para você cuidar dos seus equipamentos nesta época do ano e garantir que não surjam imprevistos e nem prejuízos. Acompanhe!
Bateria
As baterias dos veículos, de maneira geral, produzem energia através de reações químicas, o que é mais difícil de acontecer no frio. Não é à toa que é normal ver baterias descarregadas no inverno e com dificuldade de funcionar, causando uma série de transtornos, atrasando o trabalho e reduzindo a produtividade.
Sempre verifique regularmente a bateria do seu trator. No frio a dica é usar um carregador de baixa tensão, garantindo que sua ela continue carregada mesmo quando não estiver em uso.
Combustível e óleo
Cuide bem do seu combustível. Você sabia que em baixas temperaturas a cera do combustível começa a cristalizar? Isso complica o funcionamento do motor e pode causar danos mais sérios. A sugestão é usar diesel de inverno e cuidar para não haver penetração de água no tanque.
O óleo também deve ser trocado com mais frequência e, preferencialmente, usar o óleo de inverno (identificado pela letra “W” no rótulo).
Pneus
Condições climáticas diferenciadas exigem pneus especiais, isso garante maior conforto na condução e evita acidentes. Se for o caso, opte por pneus feitos para terrenos gelados. O importante é sempre escolher o pneu certo e fazer a manutenção adequada.
Outra ação indispensável é verificar a pressão dos pneus, pois a pressão de inflação pode ser muito influenciada por variações na temperatura. Tudo isso pode causar impacto negativo na tração e na manobrabilidade do seu veículo. Sempre siga as orientações do fabricante ou consulte um profissional especializado.
Aquecer o motor
As baixas temperaturas exigem muito mais do seu motor, por isso, sempre que possível inicie um processo de pré-aquecimento do motor, assim ele passa a funcionar mais facilmente mesmo nas piores condições climáticas. Uma sugestão é usar um aquecedor de bloco de motor.
Inspecione e previna-se
Sempre faça uma inspeção completa, monitorando o líquido anti-congelamento para manter a estabilidade da temperatura do radiador. Caso identifique qualquer vestígio de cor enferrujada, esvazie e limpe o radiador.
Importante ressaltar que o gelo e as temperaturas abaixo de 0° C podem representar risco para seu equipamento. Por isso, durante as operações esteja sempre prevenido com um kit de combustível adicional, lanterna, bateria carregada extra e anticongelante.
Gostaram das dicas? Agora você já está preparado para garantir que suas atividades de inverno sejam realizadas com segurança e tranquilidade. Essas dicas vão ajudar a evitar falhas de equipamentos e diminuir gastos adicionais com defeitos causados pelo clima.
Mantenha a produtividade do seu negócio mesmo com todos os desafios da estação mais fria do ano! Em caso de dúvidas, fale com um profissional especializado.