Antes de tirar qualquer projeto do papel, é necessário escolher muito bem quais máquinas serão usadas no projeto. Essa etapa influencia diretamente na produtividade, no custo e na eficiência da operação. Tanto as escavadeiras hidráulicas quanto as retroescavadeiras são essenciais na construção, mas possuem características, vantagens e aplicações específicas. Descubra como escolher o modelo ideal!
Quais são as diferenças entre a escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira?
Para quem está acostumado com obras, sabe que esses equipamentos não são a mesma coisa, mas entender bem o que cada um entrega pode fazer diferença na hora da compra ou locação.
As escavadeiras hidráulicas geralmente são indicadas para obras de grande porte, terraplenagem pesada, escavações profundas de valas, rios ou barragens, mineração e grandes canteiros de obras, demolições e carregamento de caminhões.
Seu diferencial está no design: com giro de 360° e um braço hidráulico longo, a escavadeira é feita para escavações profundas, movimentação de grandes volumes e operação em terrenos mais difíceis. Esse é o equipamento ideal quando o trabalho exige força e alcance, com maior estabilidade mesmo em terrenos irregulares.
Já as retroescavadeiras são projetadas para obras de médio e pequeno porte, manutenção, abertura de valas rasas, pequenos carregamentos, limpeza de terrenos e apoio em atividades diversas.
Por combinar duas ferramentas em um equipamento, uma caçamba frontal para carregamento e braço traseiro escavador, ela se torna uma máquina extremamente versátil, apesar de compacta. Se o foco for uma máquina que atenda a diversos projetos, a retroescavadeira pode ser a melhor escolha.
Como escolher entre escavadeira e retroescavadeira?
Estude o projeto e leve alguns pontos em consideração, como:
- Tamanho da obra e tipo de solo
- Profundidade da escavação necessária
- Espaço disponível para manobras
- Versatilidade exigida no canteiro
- Custo operacional e investimento
De forma resumida, em casos onde há necessidade de potência com profundidade, a melhor escolha é a escavadeira hidráulica. Já em terrenos que exigem potência com mobilidade e multifunções, aposte na retroescavadeira.