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Pneus: Qual o melhor para cada setor?

Pneus: Qual o melhor para cada setor?

Um dos responsáveis pela produtividade e segurança das máquinas no campo e no canteiros de obras é sem dúvida o pneu. Eles são responsáveis pelo contato da máquina ao solo, o que influência na tração e equilíbrio, por isso, escolher o melhor produto, com a melhor tecnologia possível, é essencial. 


Pensando nisso, a Forza traz as melhores marcas de pneus até vocês, Pirelli, Bridgestone, Firestone e Trelleborg. Divididos em quatro categorias, Agricultura, Construção, Industriais e Portos, a Forza os oferece em todas as dimensões disponíveis no mercado brasileiro.


Vamos conhecer mais sobre cada um deles?


1- Agricultura

     


No setor agrícola, há diversos tipos de pneus, no entanto, os mais conhecidos e com melhor desempenho são os diagonais e os radiais. Externamente não há muitas diferenças entre eles, o que os diferencia é a parte estrutural. 


O pneu diagonal (convencional), é o mais conhecido e utilizado nas máquinas agrícolas, eles são tão comuns, que muitas máquinas já saem das fábricas com esses pneus. 


Sua carcaça é formada por lonas interiores, no sentido diagonal ao centro do pneu, que são responsáveis pela capacidade de carga destes. A lona é uma camada dentro do pneu que pode ser construída com vários materiais, incluindo borracha, aço, nylon e fibra de vidro, dando mais aderência ao solo, elevando a estabilidade, sendo mais rígidos, o que aumenta a vida útil do produto. 

Além disso, o consumo de combustível acaba diminuindo, o que chama muito a atenção dos agricultores. Estes pneus são indicados para colheitadeiras, pulverizadores e plantadeiras.  


Já o pneu radial tem sua estrutura uma forma mais simples, apresentam uma lona radial ao centro do pneu, que funciona na direção horizontal ao deslocamento que é responsável pela capacidade de carga deste e mais algumas lonas no topo que são responsáveis pela resistência a furos e agressões. Esta estrutura garante menor aquecimento, maior performance do pneu e um percurso mais suave, ou seja, o operador trabalha mais confortavelmente. 


São indicados para tratores e comboios, pois tem mais área de contato com o solo, o que acarreta uma menor compactação e maior tração devido a distribuição mais equilibrada de peso.  


2- Construção


 


Assim como no setor agrícola, na construção há dois tipos básicos de pneus, os radiais e os diagonais. Diferentemente dos pneus do agro, os pneus da construção civil necessitam de uma parte externa com mais área de contato, o que aumenta os sulcos, elevando também a vida útil do objeto. O que vai influenciar na escolha do tipo de pneu além da máquina, é o tipo de terreno. Geralmente, pneus com menos proteção, ou seja, menos borracha, são excelentes para obras que exigem velocidade, tração e grandes distâncias, enquanto que, pneus com mais proteção, são fundamentais em áreas com maior índice de perfuração e maiores cargas, como é o caso de obras em pedreiras. 


3- Industrial


 

Quando falamos do setor industrial, devemos ter em mente que há três tipos principais de pneus, os radiais, os diagonais e os maciços. Assim como já dissemos antes, cada um deles apresenta diferenças estruturais, o que deve ser levado em conta no momento da compra, tendo em vista que cada um serve e é adequado para funções e terrenos específicos.


Os pneus maciços, também conhecidos como sólidos, são feitos de borracha sólida e são prensados nas rodas. Sua utilização é basicamente em empilhadeiras. Sua estrutura proporciona uma excelente estabilidade da empilhadeira, mesmo com um garfo no último nível de elevação. São adaptáveis a ambientes internos ou externos e seu uso é recomendado em terrenos planos, lisos e regulares. Dispensam manutenção e são altamente resistentes a cortes e perfurações. 


Os pneus pneumáticos, que incluem os diagonais e os radiais, são indicados para terrenos ásperos, em que precisa de mais tração. Eles têm mais sulcos, e a sua camada de ar interno, auxilia na durabilidade da máquina, tendo em vista que, o ar cria uma camada de amortecimento. 


4- Portos 


Assim como nas áreas anteriores, os pneus para a área de portos devem ser compatíveis com as funções, solo e clima para ter um bom desempenho. Um bom pneu para o setor portuário, é aquele que é resistente a cortes, avaria, que tenha uma boa distribuição de peso e suporte altas cargas. Os tipos são os mesmos, diagonais e radiais, sendo a estrutura a única diferença entre eles.


Entre em contato com as lojas Forza JMalucelli, e saiba o pneu ideal para a sua máquina.

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