WhatsApp: (41) 99189-1079 E-mail: relacionamentocliente@forzajmalucelli.com.br Telefones: 0800 643 5522 (PR) / 0800 000 3702 (SC) / 0800 000 3703 (RS)

Como evitar os principais tipos de perdas na colheita

Como evitar os principais tipos de perdas na colheita

Ao final de cada safra, chega o momento de colher os frutos gerados do trabalho na terra. Nesse momento, é comum e dentro da normalidade que nem toda a cultura possa ser utilizada, seja qual for o seu tipo. 

Diversos fatores antecedentes podem influenciar na quantidade de perdas de uma colheita; como fatores climáticos, processos manuais e até mesmo máquinas irregulares. Dessa forma, adotar estratégias para reduzir as perdas significa preservar todo o investimento e trabalho que foram aplicados no campo. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas essenciais que irão te ajudar a reduzir as perdas na colheita e aumentar ainda mais a sua produtividade. Confira! 


Tipos de perdas na colheita

Antes mesmo de apresentar soluções para evitar perdas, vamos listar algumas ações que podem influenciar nesse resultado:


Pré-colheita

As perdas pré-colheita acontecem, como diz o nome, antes mesmo do processo da colheita. Elas podem ser ocasionadas por acamamento de plantas, alta infestação de patógenos e pragas, estiagem, chuvas muito fortes e etc. 

Irregularidades na máquina de colheita

Esse tipo de perda ocorre em casos de irregularidade com a máquina utilizada para realizar a colheita. Entre os problemas que pode apresentar, a má regulação da máquina pode fazer com que grãos de qualidade sejam perdidos, causando grandes prejuízos.


4 maneiras de reduzir as perdas na colheita


1. Invista em tecnologia 

Hoje a tecnologia é o principal fator para garantir a qualidade e produtividade em campo. Para isso, existem softwares modernos e monitoramento via satélite, que conseguem analisar, informar e prever informações úteis que garantem ótimos benefícios para o produtor. Podendo localizar infestações por pragas, identificar regiões irregulares e comparar cultivos passados, além de prever resultados futuros.


2. Treine os operadores de colheitadeiras 

Uma boa operação da máquina que atua na colheita, é essencial para garantir sucesso nos resultados. Isso porque, como em qualquer processo humano, podem ocorrer falhas, mas o risco será minimizado se houver o treinamento adequado.


3. Atenção às condições climáticas e ambientais

Rajadas fortes de vendo, chuva e umidade são fatores climáticos totalmente desfavoráveis para a realização da colheita. Por isso, o ideal é que a colheita seja realizada em períodos mais secos, que facilitem a operação da máquina colhedora e não danifiquem os grãos.


Leia também: Como minimizar os efeitos da geada na lavoura


4. Colheitadeiras e Colhedoras CASE IH

As Colhedoras e Colheitadeiras Case IH são equipadas com as mais recentes tecnologias para garantir ao produtor rural o máximo de produtividade para sua propriedade, aliando recentes descobertas com a tradição da Case IH. Suas colheitadeiras são reconhecidas pelo elevado desempenho, alta qualidade dos grãos e excelente produtividade em todas as condições.


Na JMalucelli você encontra as principais soluções da Case IH, feitas para atender aos desafios agrícolas, com máquinas que ajudam a melhorar ainda mais sua produtividade e garantem os melhores resultados para suas colheitas. Acesse e conheça produtos inovadores, soluções e serviços agrícolas líderes de mercado. 


Tags: Como evitar principais tipos perdas colheita Dicas
Navegue em formato retrato