
Estamos no outono, as temperaturas estão caindo e as chuvas já estão diminuindo a frequência. É tempo de iniciar as culturas de inverno, que tem por característica uma maior resistência e versatilidade para plantio em diversos tipos de solo e condições climáticas.
O plantio de inverno normalmente aproveita a entressafra de dois carros-chefes da produção agrícola de verão, como a soja e o milho. No sul do Brasil, principalmente no Paraná, ainda é comum a segunda safra do milho, chamada de Milho Safrinha. Em outras regiões, milho e soja são plantados também no inverno, porém a não-rotatividade de culturas pode ser prejudicial ao solo e à qualidade das próximas safras. Exceções à parte, o período mais frio do ano traz consigo as oportunidades para plantio rentáveis e de alta resistência, como sorgo, trigo, aveia, centeio, canola, feijão e girassol, entre outras.
O que plantar no inverno?
Essa resposta depende muito da região do país a utilizar para a plantação. Na região sul, por exemplo, o cultivo de aveia, trigo ou centeio pode ser uma boa pedida na sucessão à soja plantada no verão. No sudeste, é mais comum a preferência pela aveia, que apresenta melhor tolerância aos períodos secos.
Por que variar o cultivo no inverno?
A rotatividade de culturas é aplicada por muitos produtores e serve como um fator natural de melhora do sistema de produção. Cada tipo de planta exige determinados nutrientes do solo, portanto um campo que produz apenas um tipo de cultura por longos períodos pode ficar pobre, afetando a qualidade dos próximos plantios e abrindo possibilidade para o aparecimento de plantas daninhas. Um rodízio de culturas pode balancear o solo, desde que as espécies sucessoras não consumam os mesmos nutrientes que a cultura principal. Se você planta soja, por exemplo, a opção por uma gramínea como o trigo pode ser interessante.
Tudo pronto para plantar?
Com as janelas de plantio cada vez mais curtas e a demanda por qualidade ainda maior, é hora de pôr a mão na massa e começar o plantio. Por isso, a escolha da máquina é importante para que a eficiência seja a maior possível! Para atender com máxima agilidade, a CASE IH oferece as plantadeiras Easy Riser. Confira os detalhes do modelo 3200, que chegou para garantir os melhores resultados, desempenho e rendimento ao seu trabalho em campo.
Maior reservatório e melhor eficiência no reabastecimento do mercado
As plantadeiras Easy Riser CASE IH contam com um reservatório de fertilizante com capacidade de 250 kg/linha e um para sementes que comporta até 1090 kg/caixa. Isso confere a maior autonomia para o produtor, que poderá realizar o plantio em um menor tempo e trazer mais rendimento operacional e economia para o seu trabalho.
Robustez, resistência e durabilidade
O chassi modular parafusado da série Easy Riser CASE IH conta com 2 longarinas frontais paralelas e é reforçado com chapas laterais de 9,5 mm, conferindo a maior robustez devido à maior resistência à torção. Já a pintura da máquina é a pó, ou primer epóxi sobre camada PU. Antes da pintura, as peças sofrem jateamento
ou decapagem química, evitando a corrosão.
Precisão no plantio
Com o Agronomic Design CASE IH, na plantadeira Easy Riser 3200 é possível obter os melhores resultados agronômicos do mercado. A plantabilidade da Easy Riser supera os concorrentes, tanto na menor variação de profundidade, com uma semente mais uniforme, quanto na menor variação linear, depositando as sementes em espaçamentos desejados. As máquinas estão disponíveis com 11, 13, 15, 17 e 19 linhas de 45 cm em chassis únicos e 22, 24, 28, 32 e 36 linhas de 45 cm em chassis acoplados em tandem. Para espaçamentos de 50 cm, estão disponíveis também com 12, 14, 16 e 17 linhas em chassis únicos e 22, 24, 28 e 32 linhas em chassis acoplados em tandem.
Agora que você já conferiu um pouco mais sobre os cultivos de inverno e a Easy Riser 3200, garanta já a sua e prepare-se para uma ótima safra!
Conheça mais clicando aqui.