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Descrição de produto
A FPT está expandindo a sua família de motores Cursor Natural Gas (NG), com um novo Euro VI Step C de 13 litros, compatível com gás natural comprimido / liquefeito ou biogás.
Além dos atuais C8 de 7,8 litros e C9 de 8,7 litros para distribuição regional-interregional, agora a FPT está introduzindo um novo NG de 13 litros que gera uma potência máxima de 338 kW / 460 Hp e torque máximo de 2000 Nm, para caminhões de longa distância
O novo C13 NG é a melhor alternativa, de baixo impacto climático, para operações de longa distância uma vez que foi desenvolvido para atender às altas demandas de desempenho e baixos custos operacionais, sem comprometer a durabilidade.
O gás natural é o combustível mais ecológico para motores de combustão interna, capaz de trazer vantagens ambientais significativas:
• melhora a qualidade do ar local quase eliminando os poluentes atmosféricos,
• atenua o aquecimento global reduzindo significativamente as emissões de CO2
• e baixando consideravelmente o ruído do motor.
- MOVIDO 100% A GNC, GNL OU BIOGÁS
- COMBUSTÃO ESTEQUIOMÉTRICA PARA GARANTIR O MELHOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DA CATEGORIA E NÍVEIS DE RUÍDO INFERIORES AOS MOTORES DIESEL
- O MOTOR A GÁS NATURAL MAIS POTENTE DO MERCADO
- ECONOMIA NOS CUSTOS DE COMBUSTÍVEL DE ATÉ 40% EM COMPARAÇÃO COM OS MOTORES DIESEL
Características e benefícios
- Aproveitando a tecnologia de ponta e mais de 20 anos de experiência no setor de motores movidos a gás natural, o C13 NG gera uma potência de até 460 hp @ 1900 rpm e torque de até 2000 Nm @ 1100 rpm; gerando até 35% mais de potência e 25% a mais de torque do que seus atuais concorrentes 100% a gás natural.
O novo motor a gás natural, como todos os outros motores NG da FPT, usa combustão estequiométrica para gerar sua potência.
A combustão estequiométrica foi a tecnologia escolhida pela empresa, desde 1995, provando ser a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Step C.
Na verdade, a combustão estequiométrica permite que o C13 NG cumpra os padrões Euro VI Step C com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente mais baixo em relação ao Diesel e pode chegar quase a zero ao se usar biogás. Além do que, o motores a GNC diminuem a poluição sonora por terem um ciclo de combustão do motor mais suave e silencioso (ciclo Otto) em relação aos motores Diesel.
Além disso, a combustão sem EGR bem como os injetores de combustível multiponto e a rampa de combustível garantem um consumo de combustível líder na categoria.
O novo motor atinge altos padrões de confiabilidade, seja no estresse mecânico que térmico, graças ao coletor de escape Ni-Resist de ferro fundido, o turbocompressor com válvula de descarga refrigerado a água e a cabeça de cilindro de Ferro-Grafite Compactado (Compacted Graphite Iron) (CGI)
E ainda, os anéis de pistões específicos e a usinagem do pistão de alumínio garantem um intervalo de 90.000 km de manutenção do óleo, oferecendo o intervalo de manutenção mais longo do mercado nos motores 100% GN.
- A economia com os custos de combustível é de até 30%-40%* em comparação com Cursor 460 hp, que é um motor movido a diesel. * dependendo do custo do combustível.
- A tecnologia "lean" da FPT, evitando o uso de Diesel e Adblue, garante uma solução fácil e compacta com a possibilidade de montar um tanque de até 900 litros de combustível GNL no veículo, para uma autonomia de mais de 1500 km.