WhatsApp: (41) 99189-1079 E-mail: relacionamentocliente@forzajmalucelli.com.br Telefones: 0800 643 5522 (PR) / 0800 000 3702 (SC) / 0800 000 3703 (RS)

O que esperar do agronegócio em 2020?

O que esperar do agronegócio em 2020?

Existe projeções de que o agronegócio em 2020 será produtivo, mas sem dúvidas, essa é uma pergunta muito delicada. Para obter um resultado mais concreto, vamos recapitular o que aconteceu no cenário do ano passado. Definitivamente 2019 foi um ano bem movimentado para o agronegócio. No início sempre aparece as incertezas de uma nova gestão federal e a guerra comercial entre EUA e China. A soma desses fatores geram interrogações na cabeça do produtor rural e, sobre isso, dúvidas se desfizeram no decorrer do caminho e o resultado começou a aparecer. 


Por um lado, as safras da soja e do algodão foram excelentes, já para o lado dos  produtores de leite e arroz os resultados não foram nada positivos. Apesar dos contrastes, o crescimento de 1,4% do agronegócio registrado no final de novembro pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foi melhor do que o 0,5% previsto no início do ano. 


Para 2020 o PIB do agronegócio vai puxar o crescimento do PIB nacional. O setor agropecuária está tendo um comportamento com perspectiva muito favorável. É uma vocação do Brasil, o país sempre teve vantagem comparativa. Vale lembrar que o PIB nacional fechou em 2019 com crescimento somente de 1%.


O IPEA projeta o crescimento de 3,2% a 3,7% de crescimento do setor. Analistas brasileiros acreditam que o milho será o principal produto em 2020. Além disso, no exterior as perspectivas para o agro Brasil também são ótimas. Por conta da demanda chinesa e da Arábia Saudita as exportações devem crescer cerca de 10%. 


Quanto a soja, estima-se que a área de produção semeada no brasil atinja 36,5 milhões de hectares na safra 2019/20, tendo um aumento de 1,7%. Por isso, a safra poderá atingir cerca de 122 milhões de toneladas, o que seria um crescimento de 6% ante a temporada anterior. Além disso, com as novas tecnologias chegando o Brasil deve se tornar o maior exportador mundial de grãos superando os EUA. Cenário tentador e boas margens de preço.


Falando um pouquinho sobre o café, espera-se uma boa produção, principalmente devido ao ciclo bienal positivo no país. Estima-se safra de 2020/21 em 66,7 milhões de sacas, superando 2019, que foi de 57,6 milhões. 


O setor do agronegócio é responsável por quase 25% de tudo que é produzido no país. A importância do setor é indiscutível e os números e perspectivas para 2020 são excelentes. Nós da JMalucelli estamos animados e com a expectativa lá em cima para produção neste ano.  A CASE investe em tecnologia de ponta para continuar oferecendo a melhor qualidade de colheita do mercado. É importante lembrar que todo investimento em conhecimento e tecnologia sempre ajudará a ter os melhores resultados, por isso, nos mantemos sempre antenados no que vem acontecendo.


Se você quiser ficar por dentro de tudo o que acontece, siga nossa página no instagram @jmalucelliequipamentos e sempre que puder dê um pulinho em nosso site, atualizações em nosso blog todo mês para deixar você sempre ligado. Se você acha que o texto pode ser útil para alguém, compartilha com essa pessoa!

Fonte IPEA: http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-11/pib-do-agronegocio-cresce-mais-que-conjunto-da-economia-em-2019-e-2020


Até breve!


Tags: Que esperar agronegócio 2020? Institucional
Navegue em formato retrato