O ano começou e as perspectivas das safras de 2022 estão excelentes. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, o Brasil deve produzir um volume total de 284,4 milhões de toneladas de grãos na safra 2021/2022.

Essas perspectivas se dão, pelo aumento da área plantada com soja, que foi de 3,8%, e pela safra do trigo, que encerrou a produção com recorde de 7,7 milhões de toneladas. O resultado do trigo foi maior do que o obtido na temporada passada, mesmo com a situação climática não favorável de estiagem e geadas. Na próxima safra, a estimativa é de um crescimento de 4,5% nas áreas plantadas, o que em números representa 72,1 milhões de hectares.

Segundo os levantamos, o Brasil continua liderando a produção mundial de soja, como o maior produtor, apesar da estiagem que o país enfrentou no final do ano passado. A volta das chuvas colabora com os números e com o crescimento de 3,8% na área plantada, a produção está estimada em 140,5 milhões de toneladas.
Outras culturas, como o algodão, também apresentaram bons números. Em área plantada, apenas do algodão, houve um crescimento de 12,5%, e a produção está estimada em 2,7 milhões de toneladas.

Nas exportações, o destaque fica por conta do algodão, que em 2021, seu segundo ano consecutivo, fechou acima de 2 milhões de toneladas, o que representa 58% acima da média, se comparado aos últimos 5 anos. A soja não fica atrás, para o mercado externo, o Brasil exportou cerca de 86,1 milhões de toneladas, superando o recorde de 2018. Para 2022, as expectativas apontam novos recordes, em torno de 89 milhões de toneladas apenas da soja.
Case Construction
Case IH
FPT Industrial
Máquinas usadas
FLEETPRO
Pneus Multimarcas
GTS do Brasil