
Tão importante quanto saber comprar uma máquina para suas produções ou construções, é também saber quando trocar o equipamento. Trocas feitas com planejamento reduzem os custos com manutenção e aumentam a produtividade.
Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para que você saiba analisar qual o momento certo de trocar sua máquina e fatores que devem ser levados em conta durante o processo de compra
Motivos para troca:
Os motivos que levam uma pessoa a trocar sua máquina são bem diferentes dos que levam uma pessoa a trocar de carro. Enquanto os carros tem questões de design e status social envolvido, as máquinas pedem uma visão muito mais funcional. O mais importante é que a nova tecnologia diminua custos e aumente a produtividade do negócio.
Idade ideal para trocar as máquinas:
A média para realização das trocas no Brasil é de 5 a 10 anos, dependendo do tipo de máquina. No entanto, a indicação também depende muito da manutenção a ser realizada e dos sinais de desgaste que a máquina apresenta. Quando o equipamento atual está deixando a desejar na questão de tempo x produtividade, talvez seja interessante considerar as novas opções disponíveis no mercado.
Melhor momento:
Até um certo tempo atrás, as trocas aconteciam quando a máquina parava de funcionar ou de entregar performance. Mas felizmente está cada dia mais comum que as trocas sejam realizadas de forma planejada, com base em análises anuais. Se preparar para isso ajuda a reduzir custos com manutenção e aumentar a produtividade, já que você não espera o desempenho cair para adquirir uma tecnologia mais avançada.
Limite de horas:
Existe uma crença de que as máquinas tem limite de horas de “sobrevivência, mas isso não é verdade. O que acontece é que depois de um certo tempo as peças começam a sofrer desgaste natural e os problemas técnicos começam a surgir, principalmente nos pneus, correias, câmbio, regulagem e motor. Com isso, as manutenções se tornam frequentes e o custo para corrigir esses problemas fica significativamente mais alto do que o desempenho que a máquina entrega.

Produtividade - Máquinas antigas x máquinas novas
A produtividade é um dos fatores mais importantes para definir se está ou não na hora de trocar seu equipamento. É natural que a produtividade das máquinas caiam no decorrer do tempo e, mais ainda, com o aumento de manutenções. Esse é um comportamento normal da curva de confiabilidade, a perda relativa chega a 20% em tratores com mais de 5.000h ou em colheitadeiras com mais de 2.000h.
Todos esses fatores devem ser levados em consideração para definir se é o momento ideal de trocar sua máquina, é importante calcular e avaliar o custo benefício. Se possível, converse com algum profissional de sua confiança que possa te orientar sobre a capacidade técnica do equipamento e sugerir novas tecnologias que atendam suas necessidades.
Investir em uma frota mais nova significa investir em tecnologias, recursos mais avançados e resultados melhores. Conte com a JMalucelli para te ajudar nessa jornada!