WhatsApp: (41) 99189-1079 E-mail: relacionamentocliente@forzajmalucelli.com.br Telefones: 0800 643 5522 (PR) / 0800 000 3702 (SC) / 0800 000 3703 (RS)

Sustentabilidade no campo: é possível unir o agronegócio ao sustentável?

Sustentabilidade no campo: é possível unir o agronegócio ao sustentável?

A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais relevância nas discussões sobre o futuro do planeta. No setor agrícola, não é diferente. 


Em junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente: a sustentabilidade no campo torna-se uma questão crucial para a garantia da segurança alimentar e a preservação do meio ambiente. A união entre o agronegócio e a sustentabilidade pode ser a chave para um futuro mais equilibrado e próspero para todos.


O que é sustentabilidade no campo?

Também chamada de sustentabilidade rural, a sustentabilidade no campo indica o conjunto de boas práticas e técnicas sustentáveis que devem ser adotadas no campo, visando a preservação ambiental e o aumento da produtividade.


O bem-estar social e a economia, afinal, também dependem da produção do campo. Por isso, é possível dizer que a agricultura sustentável se baseia num tripé, que une diversas áreas, não só o meio ambiente.


Embora seja o viés mais lembrado quando o assunto é sustentabilidade, o meio ambiente não é o único integrante desta equação. Na verdade, ele é apenas um dos membros que compõem o chamado tripé da sustentabilidade, composto pelo viés econômico, social e ambiental.


A adoção de uma agricultura sustentável oferece várias vantagens, não só para o consumidor e o meio ambiente, mas também para o produtor rural. A princípio, ao contrário do que muita gente pensa, a implementação de práticas sustentáveis no agronegócio aumenta a produtividade no campo. E não apenas isso – esse modelo de gestão promove a redução de gastos e o uso racional dos recursos naturais, garantindo que as futuras gerações continuem tendo acesso aos ecossistemas, alimentos e produtos e serviços oferecidos hoje.


O agronegócio e a sustentabilidade

Compreender a teoria pode ser simples, porém a efetiva transformação dessas ideias em ações concretas e a implementação da sustentabilidade no campo apresentam-se como desafios. Apesar disso, existem inúmeros exemplos de iniciativas e práticas benéficas que podem ser adotadas para promover uma produção agrícola sustentável:


Uso racional de produtos e defensivos que não agridem o meio ambiente, evitando o uso excessivo de produtos;

Adoção do sistema de plantio direto, que utiliza a palha para proteger a superfície do solo, além de garantir maior infiltração da água e controlar a erosão;

Adoção do sistema de rotação de culturas, que aumenta a diversidade biológica, melhora a drenagem, controla as pragas e ainda eleva a fertilidade do solo;

Utilização de energia renovável, por meio da instalação de sistemas de captação de energia solar, por exemplo;

Uso de estações meteorológicas para saber o momento e a quantidade certa de água, de acordo com a cultura;

Instalação de sistemas de captação da água das chuvas para irrigação;

Controle de resíduos sólidos para a destinação correta;

Eliminação da prática de queimadas, que reduz a fertilidade do solo e ainda ameaça a integridade das lavouras, do pasto e da fauna e flora local.


A sustentabilidade no campo é um espelho das preocupações do consumidor: qual é a procedência do que estou consumindo? De onde vem? Como é feito o que estou comprando? Quais são os impactos gerados ao meio ambiente? 


Essas são ações que demandam organização e pesquisa da parte dos agrônomos – mas é possível adicionar à sustentabilidade já a partir do maquinário?


Como o maquinário pode contribuir com a sustentabilidade no campo? 

 

Com a sustentabilidade no campo, é possível garantir que haja um sistema em que tanto os produtores quanto os consumidores saiam ganhando, garantindo que o alimento produzido seja mais saudável e de formas que o seu valor seja maior devido a um trabalho de processos benéficos. 


Com a agricultura de precisão, é possível obter uma abordagem avançada para o manejo de culturas que utilizam tecnologias de ponta para melhorar a eficiência e a produtividade agrícola. 


Um exemplo é o pulverizador da Case IH, uma máquina que desempenha um papel importante na sustentabilidade agrícola. O pulverizador da Case IH possui recursos avançados que contribuem para a redução da quantidade de agrotóxicos aplicados nas lavouras. Ele utiliza tecnologias precisas que permitem a aplicação dos insumos na quantidade correta, evitando excessos que poderiam prejudicar o solo e a própria lavoura. 


Através da tecnologia avançada presente na plantadeira, os agricultores podem contar com um plantio preciso e eficiente. A medida cuidadosamente calculada entre as sementes permite que cada uma seja colocada na posição ideal, garantindo uma distribuição uniforme e evitando falhas no crescimento das plantas.


Participe desta jornada a favor da sustentabilidade no campo! Entre em contato com um dos nossos especialistas para obter mais informações sobre a Case IH.


Tags: Sustentabilidade campo: possível unir agronegócio sustentável? Dicas
Navegue em formato retrato